Carla Dickson pressiona Ministério da Saúde por tratamento da NMO no SUS
Audiência na Câmara debate inclusão de medicamentos para Neuromielite Óptica no SUS e alerta para urgência de protocolo clínico.
A Neuromielite Óptica (NMO), doença rara e grave que afeta o sistema nervoso central, foi tema de audiência pública na Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (26). A iniciativa da deputada federal Carla Dickson (União Brasil-RN) buscou dar visibilidade à enfermidade e pressionar pela inclusão de medicamentos no Sistema Único de Saúde (SUS).
Atualmente, três remédios estão autorizados pela Anvisa, mas nenhum disponível na rede pública. Dois já foram rejeitados pela Conitec por custo e um ainda aguarda análise.
“É incompreensível.
O impacto financeiro seria inferior a R$ 30 milhões anuais. Vou seguir defendendo essa causa”, disse a deputada.
Especialistas e associações reforçaram a urgência da aprovação do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT), considerado essencial para garantir diagnóstico precoce e tratamento adequado. A presidente da Associação de Pacientes, Daniele Americano, resumiu:
“A ciência avançou, mas a burocracia não. A NMO não espera: incapacita, cega e pode matar”.
Qual é a sua reação?






